Em 2015 foi aberto o edital Mapa da Palavra, por conta da necessidade de se ter um diagnóstico do setor literário da Bahia. O projeto foi uma ação da Coordenação de Literatura/Dirart da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia), entidade vinculada à SecultBA (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia).

Entre Outubro/2015 e Março/2016, foi constituída uma chamada pública, para a seleção de produções artísticas literárias, realizadas no Estado da Bahia, a partir de seus 27 (vinte e sete) territórios culturais de identidade e de autores baianos que vivem fora do Estado. 275 artistas da palavra se cadastraram, de mais de cinquenta municípios do Estado, na primeira edição.

Além do cadastramento, o projeto realizou duas etapas de seleção das produções literárias:

Os artistas da palavra cujas produções foram selecionadas e que autorizaram a divulgação das mesmas, sem fins lucrativos, tiveram suas produções divulgadas na plataforma virtual do projeto. Este site contou com minibiografias e trabalhos literários dos(as) autores(as), como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia. O escritor Paulo Esdras foi contemplado no concurso estadual e seus textos selecionados podem ser vistos no site: mapadapalavra.funceb.ba.gov.br/paulo-esdras

O diagnóstico deste Mapa da Palavra.BA serve de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento da literatura da Bahia, além de desdobramentos em iniciativas de difusão dos artistas da palavra do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *